A psicoterapia corporal reichiana é uma linha clínica da psicologia, originalmente criada por Wilhelm Reich, na qual percebe-se o ser humano como uma unidade psicossomática, em que corpo e mente formam um sistema integrado, no qual um é reflexo do outro. O corpo reflete nossas emoções da mesma forma que o que acontece no corpo também reflete em reações emocionais.
Desta forma, a terapia, nesta abordagem, não usa somente o verbal como ferramenta terapêutica mas também, quando necessário, trabalhos corporais para ajudar a elaborar e entrar em contato com o que precisa ser trabalhado a nível psíquico, emocional e bioenergético.
Devido a diversidade de recursos terapêuticos, esta abordagem se torna eficaz tanto para o tratamento de questões psicológicas como:
. depressão
. fobias
. ansiedade
. baixa autoestima
. compulsões
. dificuldades de relacionamento humano e afetivo
. perdas
. timidez
. dificuldade de posicionamento
. dificuldade de foco e concentração
. pensamentos repetitivos e angustiantes
. traumas
. insegurança
. e demais questões emocionais
Toda mobilização emocional gera uma reação corporal da mesma forma que toda reação corporal gera uma mobilização emocional. Com isso, Reich descobriu que todo distúrbio psicoemocional está associado a distúrbios corporais (anatômico-fisiológico). Tais distúrbios corporais foram denominados por Reich de couraça, devido à sua função de contenção emocional. A formação da couraça (encouraçamento) inclui alterações musculares (tensão ou flacidez), viscerais, respiratórias, circulatórias, sensoriais e hormonais.
Desta forma, a psicoterapia corporal propõe um trabalho psicoterapêutico que, unido à escuta clínica e ao trabalho verbal psicodinâmico, inclui trabalhos corporais que visam a dissolução da couraça, acompanhados da liberação de impulsos e emoções reprimidas e da elaboração dos conteúdos psíquicos associados.
Alguns trabalhos corporais da prática clínica:
. Respiração: Toda contenção emocional envolve uma contenção da respiração. Essa contenção respiratória pode ocorrer a nível torácico ou diafragmático, e a contenção pode ser da inspiração ou da expiração. Em cada caso utilizam-se técnicas próprias de desbloqueio juntamente com o trabalho das questões emocionais associadas.
. Actings ou movimentos desbloqueantes: São ações corporais voluntárias repetidas, que reproduzem e ativam funções importantes no processo de contato, expressão afetiva e elaboração das questões emocionais. Existem inúmeros tipos de actings que são utilizados para o desencouraçamento de cada região do corpo.
. Técnicas de toque e massagem: A massagem reichiana utiliza toques específicos, visando a recuperação da tonicidade da musculatura, dissolução de tensões crônicas e o retorno funcional do fluxo bioenergético pelo corpo. Cada músculo e área corporal estão ligados a determinadas emoções e conteúdos psíquicos reprimidos.
.Outras técnicas: Movimentos oculares e foto estimulação, trabalhos de expressão sonora, visualizações, técnicas posturais e de equilíbrio, expressões faciais, alongamento, e técnicas vivenciais.
Adorei 👏🏼👏🏼
Muito bom! Vou aplicar no meu dia a dia :)